O universo nano ao seu alcance

nov 11

Pesquisadores do NJIT inventam bateria flexível feita de nanotubos de carbono

    Pesquisadores NJIT desenvolveram uma bateria flexível feita com nanotubos de carbono que poderá ser empregada em dispositivos eletrônicos com telas flexíveis .
  Fabricantes de equipamentos eletrônicos estão começando a aderir de maneira mais consistente à utilizaçào de OLEDs (Emissores de luz orgânicos flexíveis) em seus produtos, uma tecnologia pioneira que permite que dispositivos como telefones celulares, tablets e TVs possam dobrar -se literalmente .
   Agora, uma nova bateria construída com nanotubos de carbono poderá ser utilizada para alimentar esses novos dispositivos dobráveis, dada a sua flexibilidade.
    "Essa bateria pode ser feita tão pequena quanto uma cabeça de alfinete ou tão grande quanto um tapete em sua sala de estar ", diz Somenath Mitra, professor de química e ciências ambientais , cujo grupo de pesquisa inventou a bateria . " Assim, suas aplicações são infinitas. Você pode colocar uma bateria enrolada no corpo de seu carro elétrico para fornecer potência ao veículo. "
   Um pedido de patente sobre a bateria será apresentado na próxima edição de Materiais Avançados . Mitra desenvolveu a nova tecnologia em NJIT com a ajuda de Zhiqian Wang, um estudante de doutorado em química.
    A bateria tem outro potencial revolucionário, na medida em que pode ser fabricada em casa pelo consumidor. Tudo o que se precisa para fazer a bateria é um kit composto de uma pasta de nanotubos e uma máquina de fatiar laminar. Seria necessário simplesmente cortar duas lâminas de plástico, rechear com pasta de nanotubos, colocar um separador de plástico entre as folhas e ,em seguida, selar tudo. 
 
    REFERÊNCIAS
  • phys.org

Olhar Nano