O universo nano ao seu alcance

set 27

Narguilé: nem tão inofensivo assim

    O narguilé, também conhecido como "cachimbo de água" é um instrumento de origem árabe utilizado para o fumo, coletivamnte ou não, muitop apreciado por jovens da sociedade ocidental atual, sedentos por uma maneira de socialização.
    No narguilé, há um fornilho, aceso com carvão, essência de algum sabor e água. O carvão, aquecendo a água e fazendo com que evapore, carregando compostos voláteis presentes no aromatizador, que dão o aroma e o sabor à fumaça.
    Embora muitos argumentem que o narguilé seja inofensivo, isso está longe da verdade. Os usuários inalam nicotina, monóxido de carbono e outras substâncias tóxicas, já que a água não consegue dissolver completamente as substâncias tóxicas gasosas durante a utilizaçào do narguilé. Assim, ele chega a ser, em determinadas condições, mais nocivo que os cigarros comuns. 
    Para piorar, as vezes longas sessões de fumo são acompanhadas por ingestão excessiva de bebidas alcóolicas, levando a outros problemas. O uso de narguilé durante 40 minutos equivale a, aproximadamente, 100 cigarros fumados.
    Entenda um pouco mais sobre o narguilé:
 

 
 

Olhar Nano