O universo nano ao seu alcance

jun 3

Glossário Nano

 

    Em nanociência e nanotecnologia, nos deparamos frequentemente com diversos termos que fogem do conhecimento científico geral e que podem, algumas vezes, confundir aqueles que estão começando agora a interagir com o assunto. 
          Visando sanar essa questão, o Olhar Nano traz nesse artigo um pequeno glossário de termos frequentemente encontrados em textos, livros e artigos da área.
 
AFM: Microscopia de força atômica, do inglês Atomic Force Microscopy. Esse microscópio cria imagens de átomos individuas baseado na carga elétrica deles e na sua interação com uma ponta de prova.
 
Biosensor: Dispositivo elétrico ou óptico capaz de detectar substâncias de importância biológica.
 
Botton-up: Tecnologia de construção de nanoestruturas através da qual parte-se de building blocks menores para produzir as estruturas nanométricas, ou seja, "construção de baixo para cima".
 
Building blocks: São os blocos de construção utilizados para preparar estruturas nanométricas. Podem ser clusters, moléculas, nanopartículas, átomos, etc.
 
 
 
Camada Monomolecular: Camada cuja espessura é exatamente o comprimento da molécula que a compõe.
 
 
Cluster: agregados de átomos, na maioria das vezes, metálicos.
 
Filme nanoestruturado: Filme estruturado em camadas com espessura em escala nanométrica.
 
Fluido magnético: Suspensão de nanopartículas magnéticas em um dispersante aquoso ou orgânico.
 
 
Língua eletrônica: Sistema de análise de amostras líquidas constituído por um conjunto de sensores que empregam diversas técnicas de sensoriamento, realizando medições qualitativas e quantitativas.
 
 
Magnetohipertermia: Aumento da temperatura induzido magneticamente.
 
Nanociência: Ramo da ciência que estuda diferentes formas de criação de estruturas nanométricas e suas propriedades fundamentais.
 
Nanoescala: Escala em dimensões nanométricas, em geral, variando de 1nm a 100nm.
 
Nanofibras: Fibras que possuem dimensões nanométricas.
 
 
Nanomaterial: Material que possue ao menos uma dimensão menor que 100nm.
 
Nanometro: Escala de medição de distância que corresponde a 1/1000000000 m, ou seja, à bilionésima parte do metro.
 
Nanopartículas: Partículas de dimensões nanométricas.
 
Nanotecnologia: Utilização de conhecimentos de nanociência para produzir estruturas organizadas em escala nanométrica, de forma que possuam utilidade relevante para o homem.
 
 
Nariz eletrônico: Sistema de análise de amostras gasosas constituído por um conjunto de sensores que empregam diversas técnicas de sensoriamento, realizando medições qualitativas e quantitativas.
 
PDT: Terapia fotodinâmica (Photo Dynamic Therapy). Técnica de tratamento de enfermidades, como o câncer, que utiliza compostos com potencial antitumoral quando irradiados com luz.
 
Self-assembly: Compostos com propriedades auto-organizantes.
 
 
SPM: Microscopia por varredura de sonda, do inglês, Scanning Probe Microscopy. Constitui uma família de técnicas que utilizam um microscópio equipado com uma sonda (Entre eles, o AFM).
 
STM: Microscopia de varredura por tunelamento (Scanning Tunneling Microscopy). Variedade do microscópio eletrônico, utilizado principalmente no estudo de amostras condutoras.
 
 
 
Técnica de automontagem: Técnica de fabricação de filmes nanométricos desenvolvida a partir da adsorção espontânea de camadas nanométricas a partir de suas soluções.
 
 
Top-Down: Tecnologia de construção de estruturas nanométricas que utiliza métodos de desgaste de peças macroscópicas para produzir os building blocks nanométricos. Ou seja, "construção de cima para baixo".
 
      REFERÊNCIAS
  •       Duran, N., Mattoso, L.H.C., Morais, P.C.. Nanotecnologia, introdução, preparação e caracterização de nanomateriais e exemplos de aplicação. Artliber, 2006. São Paulo. 

 

Olhar Nano